Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Salton está entre os 10 melhores espumantes do mundo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: FRAMES-5-scaled.jpg

A Salton segue projetando o espumante brasileiro no cenário internacional e, desta vez, é a elegância e o frescor do Salton Ouro Moscatel que conquistaram o júri do Effervescents du Monde, em Dijon, França. O rótulo foi eleito um dos 10 melhores espumantes do mundo, em conquista divulgada nesta semana. Considerado o concurso mais prestigiado do planeta dedicado exclusivamente a espumantes, o resultado evidencia a força do terroir brasileiro e o protagonismo da vinícola também na categoria Moscatel. Esta é a quarta vez que um rótulo da Salton fica entre os destaques do concurso: a vinícola já havia alcançado o TOP 10 em 2018, 2022 e 2024.

Realizado entre 18 e 21 de novembro no Château des Ravatys, na região da Borgonha, o evento reuniu 393 amostras de 15 países, avaliadas por mais de 80 jurados internacionais altamente qualificados. O concurso, que em português significa ‘espumantes do mundo’, é realizado anualmente na França e reconhecido justamente como o maior deste segmento.

Nas edições passadas do Effervescents du Monde, o protagonismo ficou por conta do Salton Prosecco, também classificado entre os 10 melhores do concurso. Com 115 anos de história, a Salton segue líder do mercado brasileiro de espumantes há mais de 15 anos e mantém sua trajetória de evolução contínua em inovação, qualidade e pesquisa. “O mundo reconhece cada vez mais a viticultura brasileira e os resultados dela, e isso nos motiva a seguir investindo em tecnologia, pesquisa e na valorização dos espumantes, estilo querido pelos brasileiros e de enorme potencial internacional”, descreve o diretor técnico e enólogo Gregório Salton.

Além do Top 10 para o Salton Ouro Moscatel, outros três rótulos da vinícola ganharam distinções nesta edição do Effervescents du Monde: o Salton Prosecco Rosé e o Ouro Brut, ambos com medalha de Ouro; e o Salton Moscatel, com medalha de Prata.

ESPUMANTE

Elaborado 100% com uvas Moscato, o Salton Ouro Moscatel destaca-se por seu perfil aromático intenso, equilíbrio natural entre doçura e acidez e borbulhas finas e persistentes. É um espumante versátil, perfeito tanto para celebrações quanto para harmonizações com sobremesas, culinária leve e momentos descontraídos.

Neste ano, o rótulo enumerou conquistas importantes, sendo premiado com Duplo Ouro no concurso Vinus, na Argentina, e medalhas de ouro em algumas das principais avaliações do setor, incluindo o Sommeliers Choice Awards e o USA Wine Ratings, ambos nos Estados Unidos.

Últimas Notícias