Mesmo sob sol forte e altas temperaturas, o último sábado antes do Natal levou um grande número de consumidores às ruas e aos shoppings de Porto Alegre. Nos principais corredores comerciais, como a Voluntários da Pátria, no Centro Histórico, o fluxo de clientes chamou atenção, embalado pelo pagamento do 13º salário, que ocorreu na sexta-feira (20), e pela proximidade das festas.
De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a movimentação confirmou o que o setor vinha projetando. “Nossa expectativa está sendo alcançada. As pesquisas que realizamos apontavam que teríamos um Natal melhor do que tivemos no ano passado. E neste final de semana a movimentação foi muito boa, com lojas e shoppings com grande circulação de pessoas”, afirmou.
Segundo ele, o aumento foi mais intenso em segmentos tradicionalmente ligados ao Natal. “Especialmente nos estabelecimentos que vendem produtos mais procurados para os presentes”, completou Piva.
Piva destaca que o último sábado antes do Natal costuma ser, historicamente, o ponto alto das vendas. Em 2025, esse movimento foi impulsionado por fatores adicionais, como o pagamento do 13º ocorreu sem antecipações ou atrasos, diferentemente do que houve no ano passado por causa da enchente, e muitos consumidores aproveitaram o período de férias escolares e o recesso empresarial para antecipar as compras.
Segundo pesquisa da entidade, o Natal deve injetar R$ 692 milhões na economia da Capital apenas no comércio local, embora parte dos compradores também recorra a plataformas online e a outras alternativas para os presentes.
Entre os itens mais procurados, roupas seguem na liderança, mas brinquedos ganham força com o aumento do consumo voltado ao público infantil. Cosméticos, perfumaria, calçados e eletrônicos também aparecem entre as preferências, ainda que parte das compras de maior valor agregado tenha sido antecipada na Black Friday.
Consumidores anteciparam presentes
O período promocional da Black Friday, em 28 de novembro, teve como aliado pagamento da primeira parcela do 13º salário, que aconteceu na mesma data e estimulou consumidores a antecipar presentes. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre indica que cerca de dois terços dos entrevistados avaliaram a possibilidade de utilizar a data para adquirir itens natalinos.
O economista da entidade, Oscar Frank, observa mudanças no comportamento de compra e na forma de pagamento. “Há um movimento crescente de antecipação dos gastos, o que ajuda quem pesquisa preços a otimizar recursos. Mas, mesmo com isso, é inegável que os dias que antecedem o Natal geram um aumento expressivo no fluxo”, explica.
Ele destaca que dezembro é um mês historicamente forte para o varejo gaúcho, com crescimento médio de 30% na movimentação em relação aos demais meses do ano.
Os dados mais recentes da CDL mostram que, para 2025, há maior disposição de gastar mais com as festas de fim de ano. Cerca de 42,5% dos entrevistados pretendem investir acima de R$ 1 mil em presentes, o que representa uma alta de 15 pontos percentuais na comparação com 2024. Ao mesmo tempo, a cautela permanece e 42,1% dizem manter o mesmo nível de despesas do ano passado, enquanto 35,6% planejam gastar menos.
Na origem dos recursos, o salário do mês é a principal base financeira das compras natalinas, usado por 59,6% dos consumidores, enquanto apenas 16,8% pretendem recorrer ao 13º salário. No pagamento, o cartão de crédito segue na liderança, citado por 58,6% dos entrevistados. O Pix ocupa a segunda posição, com 41,4%. A modalidade de pagamento vem ganhando espaço e refletindo hábitos de consumo mais recentes.
Segundo Frank, o uso do crédito deve ser acompanhado de planejamento. “Do ponto de vista da educação financeira, uma bandeira que levantamos e incentivamos através de vários cursos em 2025, o cartão de crédito traz uma série de vantagens para quem é organizado”, conclui.
Fonte: Guilherme Sperafico / CP