
A massa de ar frio que ingressou no Rio Grande do Sul entre a quinta e a sexta-feira, 18, fez com que o Rio Grande do Sul voltasse a registrar temperatura negativa neste sábado, 19. Conforme a MetSul Meteorologia, em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste os termômetros registraram – 0,7ºC nas primeiras horas de hoje e fez – 0,2ºC de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
A última vez que o Estado registrou marcas abaixo de zero foi no dia 10 de julho, quando fez – 0, 7ºC em São José dos Ausentes. O RS teve 11 dias seguidos com temperaturas negativas entre o fim de junho e dia de 10 de julho.
Embora sem marcas negativas, outras cidades gaúchas anotaram muito frio no amanhecer deste sábado com mínimas de 1,3ºC em Pedras Altas; 2,2ºC em Santa Rosa; 3,0ºC em São Paulo das Missões; 3,3ºC em Caxias do Sul; 3,5ºC em Porto Xavier; 3,7ºC em Vacaria; 3,8ºC em São Marcos e Bom Jesus; e 3,9ºC em São Francisco de Paula.
Fez ainda hoje cedo 4,2ºC em Santo Augusto e Sarandi; 4,3ºC em Pelotas e Sertão Santana; 4,4ºC em Cambará do Sul; 4,5ºC em Barra do Quaraí; 4,6ºC em Pedro Osório e Palmeira das Missões; 4,7ºC em Capão do Leão; 4,8ºC em Canela; e 4,9ºC em São Francisco de Assis.
O que esperar do domingo
Segundo a MetSul, o domingo, 20, poderá voltar a ter marcas negativas no território gaúcho, assim como no começo da semana nas mesmas regiões, a Serra do Sudeste e em especial os Campos de Cima da Serra.
O dia será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul, mas em diferentes pontos haverá a formação de nevoeiro, neblina e nuvens baixas entre a madrugada e de manhã. Porém, na maior parte dos locais do Estado, a cerração se dissipa até o meio ou final da manhã.
A MetSul destaca que faz frio em horas da madrugada e do começo da manhã, mas aquece rapidamente com a presença do sol. A tarde será muito agradável na maior parte das cidades com máximas acima da média histórica de julho e superiores às observadas no sábado. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 8ºC e 22ºC.