
Uma onda de calor que atinge a Argentina, com máximas de até 43°C, deve ter efeitos no Sul do Brasil nos próximos dias, de acordo com a MetSul Meteorologia.
A projeção é de uma sequência de dias com temperaturas acima da média, por conta da influência da bolha de calor sobre o Norte da Argentina. Este será o primeiro episódio de calor intenso a excessivo mais duradouro no Rio Grande do Sul.
Como serão os próximos dias
O episódio de calor intenso, que até esta quarta-feira, 26, se restringe principalmente à Metade Oeste, deve alcançar um número maior de localidades gaúchas a partir desta quinta-feira, 27, com o pico previsto entre sexta e sábado.
Cidades da Campanha, Oeste, Centro e Noroeste devem registrar máximas de 33°C a 35°C, com alguns locais chegando a 36°C a 37°C.
Na sexta-feira, o calor se intensifica ainda mais, com máximas próximas ou acima de 35°C em grande parte das cidades gaúchas. Noroeste, Oeste, Centro, parte da Campanha e dos Vales devem registrar temperaturas entre 35°C e 37°C, e alguns municípios podem alcançar 38°C a 39°C, aproximando-se de 40°C. As altas temperaturas podem gerar temporais isolados à tarde e à noite, que, devido ao calor, podem ser localmente fortes a severos.
No sábado, o calor continua intenso, mas a abrangência das temperaturas elevadas será menor. Máximas acima de 35°C devem ocorrer principalmente do Centro ao Noroeste e Norte do estado, enquanto no Sul e em parte do Leste gaúcho as temperaturas tendem a ceder.
O calor também será sentido em Santa Catarina e Paraná. Em Santa Catarina, as temperaturas mais altas se concentram no Oeste, com a região de Itapiranga podendo registrar até 38°C ou mais. No Paraná, o fim de semana terá máximas elevadas principalmente no Oeste e Norte, variando entre 35°C e 38°C em diversas cidades.
Entenda a onda de calor
O calor intenso no Rio Grande do Sul será consequência de uma baixa pressão térmica sobre o Oeste e o Noroeste da Argentina que favorece fluxo de ar quente pelo interior do continente a partir do Norte, elevando acentuadamente a temperatura com uma bolha de calor no interior do continente.
É o que fez a temperatura atingir valores perto de 40ºC no Norte da Patagônia no começo desta semana e fará a temperatura subir muito agora também em cidades do Centro e do Nordeste da Argentina.
O centro da bolha de calor vai estar sobre o Noroeste e o Norte da Argentina durante esta segunda metade da semana com máximas nestas duas regiões do país vizinho que devem ficar entre 40ºC e 43ºC quinta, sexta e sábado.
O que é uma bolha de calor
Uma bolha de calor, também chamada de cúpula ou domo de calor (heat dome), ocorre quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou semanas. O ar descendente comprime e aquece a atmosfera, prendendo o calor próximo ao solo, como uma tampa em uma panela.
No caso atual, o centro da bolha estará no Norte da Argentina, trazendo calor intenso para a região. Esse sistema desvia frentes frias, dissipa nuvens e, com o sol forte do verão, eleva ainda mais as temperaturas.
Fonte: Correio do Povo