
Se nos últimos dias uma massa de ar frio derrubou as temperaturas e fez com que o Rio Grande do Sul registrasse marcas abaixo do comum para essa época do ano, agora os gaúchos devem se preparar para um sequência de dias com calor escaldante.
O sábado, 24, começou com temperaturas baixas em diversas cidades do estado, porém ainda no decorrer da manhã as marcas já se elevaram, dando indícios de uma tarde de calor intenso. Diante desse cenário, a Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta para o calor que deve se intensificar mais nos próximos dias enquanto a umidade relativa do ar fica baixa.
De acordo com o prognóstico, neste domingo, 25, as máximas no território gaúcho oscilam entre 21ºC e 36ºC, com maiores valores no Oeste, Missões e em áreas da Campanha e do Noroeste. Já a umidade relativa do ar fica baixa, em torno de 30% em grande parte do estado.
A segunda-feira, 26, será ainda mais quente em todo o RS, especialmente na Faixa Oeste, Campanha, Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Vales. As máximas nesse dia oscilam entre 22ºC e 37ºC e a umidade fica próxima de 30% em diversas regiões.
Na terça-feira, 27, o calor persistirá em todo o território gaúcho, com máximas que irão variar entre 23ºC e 37ºC e baixa umidade relativa, novamente em torno de 30% em diferentes localidades do estado.
A Defesa Civil pede para a população redobrar os cuidados com a saúde nesse período de calor escaldante, com uso de protetor solar, manter-se hidratado e procurar sombra, especialmente nas horas mais quentes do dia.
Fonte: Ubiratan Júnior / Correio do Povo