
O Rio Grande do Sul vive uma sequência de dias com instabilidade. De acordo com boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda-feira, 29, ao menos 17 municípios relataram danos por conta da chuva e do temporal que atingiram o estado no domingo, 28.
Os gaúchos devem se manter atentos pelas próximas horas, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestades.
O primeiro deles é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é de “perigo”. Segundo o Inmet, até as 23h59 de hoje, parte do território gaúcho pode ter chuva acumulado de chuva entre 30 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos em que as rajadas podem variar entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
O Inmet ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Esse comunicado é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, noroeste, sudoeste, nordeste e centros oriental e ocidental do território gaúcho, conforme o mapa abaixo:

Já o segundo alerta do Inmet será válido entre a meia-noite e às 23h59 desta terça-feira, 30. Esse comunicado é classificado pela cor Amarela, que indica que o grau de severidade é de “perigo potencial”.
Nesse cenário, cidades gaúchas podem registrar acumulado de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. Contudo, o Inmet avisa que é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Esse comunicado abrange a região metropolitana da capital e as regiões noroeste, nordeste, sudoeste e centros ocidental e oriental (veja o mapa abaixo).

Fonte: Ubiratan Júnior / Correio do Povo