
A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica em diferentes regiões. Até a tarde deste sábado, 8, havia cerca de 157 mil pontos sem luz em áreas atendidas pela CEEE Equatorial. As cidades mais impactadas são Porto Alegre, Guaíba, Capão da Canoa e Tramandaí.
A companhia é responsável por 72 dos 497 municípios gaúchos e atende aproximadamente 1,97 milhão de clientes.
Já a RGE informou que atende apenas casos pontuais de falta de energia, sem registro de volume expressivo de clientes desligados.
Segundo a CEEE, as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o serviço. Até o momento, a concessionária retomou o fornecimento de energia para 107 mil clientes. O pico do desabastecimento foi registrado às 9h30, com 264 mil clientes sem energia elétrica.
A prioridade é o atendimento a serviços essenciais , como hospitais e sistemas de abastecimento de água, além da recomposição das redes que atendem o maior número de clientes.
A concessionária reforçou o alerta para que a população evite a aproximação de fios e cabos rompidos que estejam caídos e registre ocorrências pelos canais oficiais de atendimento da empresa.
“A companhia também mantém representantes nos Comitês de Crise da Defesa Civil, em um esforço conjunto para garantir uma resposta mais rápida e eficiente à população”, destaca o comunicado.
Os estragos
O ciclone extratropical atingiu o estado entre a sexta-feira, 7, e a madrugada de sábado, provocando chuva intensa, ventos fortes e queda de árvores em diferentes municípios. Em pelo menos dez cidades gaúchas foram registrados estragos e transtornos, segundo a Defesa Civil estadual.
As rajadas de vento chegaram aos 95km/h em Planalto e 86km/h em Canguçu. Outras cidades, como Passo Fundo, Tramandaí e Porto Alegre, também tiverem ventos com intensidade próxima aos 80km/h. Entre os estragos estão quedas de árvores e destelhamentos.
A Defesa Civil estadual informou que segue monitorando as áreas atingidas e acompanhando as condições meteorológicas nas diferentes regiões do estado. O órgão reforça a importância de a população seguir as orientações de segurança e evitar deslocamentos desnecessários.
Atendimento CEEE Equatorial
WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
Site: www.equatorialenergia.com.br
Central de Atendimento: 0800 721 2333
App Equatorial Energia – disponível para Android e iOS