Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

RS não tem registro de intoxicação de metanol após consumo de bebidas, diz SES

Foto: Google Maps / Reprodução

Em meio as investigações no estado de São Paulo e em Pernambuco envolvendo intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcóolicas, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, disse nesta quinta-feira, 2, que “não há registro, no Estado, de notificação de intoxicação exógena pelo metanol em bebidas alcoólicas”. O órgão afirma que nunca houve registro desse tipo de intoxicação no território gaúcho.

O assunto tem gerado preocupação na população, especialmente entre o público mais jovem, por conta da possível adulteração em bebidas alcoólicas. O caso é investigado pela Polícia Federal e monitorado pelo Ministério da Saúde, que na quarta-feira, 1º, anunciou a criação de uma sala de situação, onde também coordena medidas a serem adotadas.

Conforme a pasta de saúde, até o fim da tarde desta quinta, o País registrava 59 casos notificados. Desse total, são 53 no Estado de São Paulo (sendo 11 confirmados), cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal.

Uma morte foi confirmada por intoxicação por metanol após consumo de bebida adulterada (com laudo e confirmação de ingestão de bebida adulterada) – um homem de 54 anos residente na capital paulista.

Outros cinco óbitos estão sob investigação (sem laudo e sob investigação das circunstâncias) – três na cidade de São Paulo (homens de 45, 50 e 70 anos) e duas em São Bernardo do Campo (dois homens de 49 e 58 anos de idade).

Investigação

Embora, neste momento, a investigação se concentra em São Paulo e em Pernambuco, na terça-feira, 30, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que pediu a abertura do inquérito após indícios de que haja distribuição de bebidas contaminadas para outros Estados do País.

Já o Secretário Nacional do Consumidor, Paulo Pereira, disse que as autoridades tentam apurar qual foi a circunstância da adulteração das bebidas. As autoridades buscam identificar fornecedores das bebidas e pessoas que tenham manipulado os produtos.

Tratamento

Na tarde de hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou medidas para garantir o tratamento, informando que foi criado um estoque de etanol farmacêutico nos hospitais universitários federais.

Além disso, o Ministério está adquirindo mais 4,3 mil ampolas para disponibilizá-las a “qualquer estado, qualquer centro de referência, qualquer unidade de saúde que não tenha esse etanol farmacêutico”.

Sobre metanol

O metanol é altamente tóxico e pode levar à morte. Normalmente, o Brasil registra 20 casos por ano.

Sintomas de intoxicação

Os principais sinais e sintomas devido a intoxicação por metanol são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.

Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado. O profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias