
O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com o maior percentual de segurança alimentar do Brasil (84,2%), de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O RS só fica atrás de Santa Catarina (90,1%) e do Espírito Santo (85,8%).
As estatísticas são retiradas do módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Em relação à insegurança alimentar, o índice chega a 15,8% no Rio Grande do Sul. O problema no território gaúcho, assim como em outros estados, é separado em níveis de gravidade, sendo que no RS:
- 11,8% (1,3 milhão) convivem com insegurança alimentar leve (preocupação ou incerteza quanto ao acesso aos alimentos)
- 2,4% (265 mil) convivem com insegurança alimentar moderada (redução ou falta da quantidade de comida entre adultos)
- 1,6% (177 mil) convivem com insegurança alimentar grave (redução ou falta também entre crianças. A fome passa a ser uma experiência vivida no lar).
Dados por regiões
Em um recorte da pesquisa pelas regiões do Brasil, os pesquisadores identificaram que a proporção de domicílios com insegurança alimentar moderada e grave fica acima da média nacional (7,7%) no Norte e no Nordeste:
Norte: 14,1%
Nordeste: 12,3%
Centro-Oeste: 6,1%
Sudeste: 5,5%
Sul: 3,8%
Mapa da Fome
Neste ano, o Brasil deixou, novamente, o Mapa da Fome – um indicador da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).
O combate à fome é tratado como uma das prioridades do governo, inclusive no plano internacional. No ano passado, o Brasil lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com o objetivo de reunir países no combate à insegurança alimentar.
Na próxima segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, Itália, evento promovido pela FAO.
Fonte: Correio do Povo