
Um ciclone intenso deve se formar sobre o Rio Grande do Sul e atravessar o território gaúcho de Oeste para Leste, provocando temporais no Centro-Sul do Brasil e vento muito forte sobretudo no Sul e no Leste do estado. A MetSul Meteorologia, alerta que o sistema é incomum para dezembro, mês em que ciclones dessa intensidade raramente ocorrem.
Nesta segunda-feira, um centro de baixa pressão de 1000 hPa se aprofunda sobre Corrientes, na Argentina, e já começa a instabilizar o tempo no Centro-Sul do Brasil.
Na terça-feira, esse sistema dá origem a um ciclone extratropical com cerca de 994 hPa no Oeste do RS. Ao longo do dia, o ciclone avança para Leste e, à noite, deve estar posicionado na região da Lagoa dos Patos, no Leste gaúcho.

Cidades com risco para ventos intensos
O ciclone deve alcançar o litoral na quarta-feira, junto à Lagoa dos Patos, quando estará mais intenso. O vento se fortalece já na noite de terça, atingindo o pico durante a quarta. A previsão aponta rajadas de 80 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste do RS, com potencial de 100 km/h a 120 km/h ou mais na faixa costeira e no entorno da Lagoa dos Patos.
Porto Alegre pode registrar vento de 70 km/h a 90 km/h, com rajadas maiores perto do Guaíba. No “paredão” dos Aparados e da Serra, as rajadas podem chegar a 130 km/h.
A rota do ciclone coloca em maior risco cidades costeiras e áreas próximas à Lagoa dos Patos, como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Mostardas, Camaquã, Tapes, Guaíba, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Viamão, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. O vento também deve ser muito forte em regiões elevadas dos Aparados da Serra e da Serra Gaúcha.
O impacto se estende para outros estados do Sul e do Sudeste. Santa Catarina pode ter rajadas de 80 km/h a 130 km/h em áreas de serra e litoral; o Leste do Paraná também deve registrar vento forte, com influência até São Paulo e Sul de Minas, onde as rajadas podem variar de 60 km/h a 80 km/h. O ciclone começa a se afastar do continente na quinta-feira, mas ainda provoca vento forte em parte do dia.
Defesa Civil emite alerta
A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira um alerta para as condições de tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. A atuação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul favorece chuva forte a localmente volumosa e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo entre terça e quarta-feira.
Fonte: Correio do Povo