Natural de Veranópolis, ex-prefeita de Cristal, colega de partido e amiga de Roseli Vanda Pire Albuquerque, a secretária estadua da Mulher, Fábia Almeida Richter, esteve no velório da ex-vereadora em Nova Prata na manhã deste domingo. Além de se despedir da amiga que foi vítima de feminicídio, Fábia detalhou ações que serão anunciadas nos próximos dias pelo Governo do Estado para ajudar no combate à violência contra a mulher.
Segundo a secretária, nas próximas semanas será publicado um edital para abrigamento de mulheres vítimas de violência em nove regiões do RS. Além disso, está prevista a criação de um manual de segurança para instruir mulheres, a partir de uma série de dicas e ações, a se protegerem contra agressores.
“A Roseli será uma inspiração para isso. Estamos trabalhando há 15 dias nele, que segue um modelo utilizado em Portugal. Ele certamente vai passar por ajustes em cada município por conta da realidade de cada região. Será um documento direcionado para as vítimas, com dicas de segurança como trocar a fechadura da porta, cuidados para que o agressor não saiba onde a mulher está e outras coisas básicas”, explicou a secretária.
Já para o edital de abrigamento, o governo do Estado prevê um investimento de R$ 6,8 milhões, de acordo com a secretára Fábia Richter. O valor será utilizado na contratação de 26 vagas de acolhimento para mulheres vítimas de violência em nove regiões do RS.
“Atualmente, já temos vagas compradas, mas elas estão todas em Porto Alegre. Essas vagas estão sobrando, mas a regionalização vai tornar mais favorável. Só que o caso da Roseli não tinha relação com isso. É um comportamento social que precisa ser revisto”, completou.
Fonte: Rodrigo Thiel/Correio do Povo