Renato Portaluppi surpreendeu à todos e após a eliminação do Fluminense na Copa Sul-Americana e no final da sua entrevista coletiva comunicou a sua saída do comando técnico do clube. O Fluminense empatou por 1×1 com o Lanús, da Argentina, pelas quartas de final da competição e foi eliminado dentro do estádio Maracanã.

“Eu nem deveria estar falando isso com vocês, quem vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, de alguns gênios da internet, muita gente vai atrás desses gênios. Eu acabei, antes de vir para cá, de pedir demissão para o presidente”, comentou. Renato mostrou indignação com as críticas ao seu comando e escolhas na escalação do time, principalmente das redes sociais.
Renato avaliou que, após a eliminação e o clube numa boa posição no Brasileirão era o momento para sair do clube e descansar. “Infelizmente nós saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e muito bem na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar a cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando de futebol, já que entendem para caramba.”
Antes de comunicar seu pedido de missão, o treinador respondeu as perguntas da imprensa sobre o desempenho do time. A sua decisão foi uma surpresa, inclusive para o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que na manhã desta quarta-feira tentou convencer o treinador a mudar de ideia.
Renato Portaluppi chegou em 03 de abril, comandou o clube carioca na Copa do Mundo de Clubes, onde ficou entre os quatro melhores times da competição. O Fluminense está nas semifinais da Copa do Brasil e na 8° colocação do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Ao todo, foram 42 jogos no comando do tricolor carioca, com: 21 vitórias, 9 empates e 12 derrotas.
Além de Renato, saem do clube os seus auxiliares; Marcelo Sales e Alexandre Mendes. O próximo compromisso do Fluminense será o clássico carioca contra o Botafogo que acontecerá no domingo, 28 de setembro, às 16h, no estádio Maracanã, pela 26° rodada do Campeonato Brasileiro.