
É de 80% a redução das mortes violentas em quase uma década na zona Sul de Porto Alegre. A fase crítica do indicador foi em 2016, auge do conflito de facções, quando houve 206 ocorrências. Já no ano passado, foram 40 registros, o que ainda representa queda de 10% no equivalente a 2024, com 50 casos.
Também na região, os roubos de veículo diminuíram 30% entre 2025 e o ano retrasado, chegando a 97% em relação a 2014. No caso dos roubos a estabelecimento, a diminuição atinge 89% em dez anos, sendo 18% nos últimos 12 meses.
“A zona Sul de Porto Alegre vive seu momento mais seguro desde o início da série histórica. Os números comprovam que, em comparação ao período de maior incidência criminal, há uma queda drástica dos indicadores”, afirmou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Eduardo Mendes.
O 1º BPM é a unidade mais antiga da Brigada Militar, com 133 anos de atuação, sendo também conhecida como Batalhão de Ferro. Subdividida em três companhias, faz policiamento em 21 bairros da zona Sul da Capital, incluindo a Região da Grande Cruzeiro, que ultrapassa 200 mil moradores.
Dissuasão Focada
As forças policiais seguem um protocolo contra homicídios no Rio Grande do Sul. A atuação prevê transferência de presos, primeiro em âmbito estadual e depois ao sistema federal, asfixia financeira das facções, saturação de área, indiciamento de mandantes, apreensões pontuais, aumento de revistas em presídios e operações contra lavagem de dinheiro.
A ideia é reduzir crimes contra a vida por meio da repressão seletiva de pessoas, no caso, as responsáveis por ordenar assassinatos. Em outras palavras, influenciar os mandantes para que não provoquem mortes. Tem como base a teoria da dissuasão focada.
O criador da técnica foi o criminologista norte-americano David Kennedy, professor da Universidade de Nova York. Ele aplicou a teoria nos Estados Unidos, tendo como principal exemplo Boston, onde houve redução brusca de homicídios em meados dos anos 1990. Outro case de sucesso é a Colômbia, em 2024, quando Medellín alcançou o menor nível de violência dos últimos 40 anos.