
A Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta quarta-feira a instalação de uma composteira no Parque Farroupilha (Redenção). O equipamento ficará próximo ao lago, com capacidade de processar resíduos orgânicos e convertê-los em adubo de alta qualidade, unindo inovação, preservação ambiental e educação.
Conforme o Executivo, a escolha da Redenção para receber o projeto piloto reforça o caráter democrático do espaço, visitado mensalmente por quase um milhão de pessoas. A composteira funcionará como um laboratório de sustentabilidade. Estão previstas oficinas, visitas guiadas para escolas públicas e atividades de conscientização voltadas à comunidade, ampliando o alcance da ação e promovendo a cultura da compostagem na cidade.
Iniciativa
O projeto é resultado da Comissão de Prova de Conceito (POC) coordenada pela Prefeitura, que envolve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smamus); a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMSURB) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A iniciativa reafirma o compromisso de Porto Alegre em implementar políticas públicas inovadoras e sustentáveis, integrando diferentes áreas do governo para oferecer soluções efetivas à população.
Startup
A startup Igapó, parceira da Prefeitura no projeto, foi selecionada para participar da COP30, a Conferência do Clima da ONU, onde levará a experiência desenvolvida em Porto Alegre para Belém (PA), com a instalação de uma composteira de grande porte.
Fonte: Rádio Guaíba