Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Receita Federal no RS promove leilão de mercadorias apreendidas ou abandonadas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: mcam20022020-scaled-1.jpg

A Superintendência da Receita Federal do Brasil da 10ª Região Fiscal realizará, no dia 01 de julho de 2025, as 10h, o 2º Leilão Eletrônico para alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas. O evento é destinado a pessoas físicas e jurídicas. Propostas podem ser registradas no sistema de leilão eletrônico das 12 horas do dia 25 de junho às 18 horas desta segunda-feira, 30, por pessoas físicas para adquirir bens apenas para uso ou consumo nos lotes 51 a 131, enquanto pessoas jurídicas podem destinar os bens para uso, consumo, industrialização ou comércio em qualquer lote.

Serão oferecidos 148 lotes contendo veículos, bebidas, peças e acessórios para veículos, eletrônicos/áudio/vídeo/câmeras/lentes fotográficas, ares-condicionados, televisores, acessórios de informática, acessórios de celular, notebook, bicicleta e acessórios, aspiradores de pó robot, drones, vestuário, artigos de bazar, pedras preciosas, utensílios domésticos, videogame, artigos esportivos, componentes eletrônicos, entre outros.

Os endereços dos depósitos, cidades e contatos para a visitação pública dos lotes, estão relacionados no edital, com visitação permitida nos dias 25, 26 e 27 do mês de junho de 2025, das 9h às 11h e 30 min e das 13h30min às 16h30min, exceto para os Depósitos de Santa Maria e São Gabriel que será somente nos dias 25 e 26.

REGRAS

A participação se dá via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na opção “Participar de leilão eletrônico da Receita Federal”, com uso de identidades digitais da conta GOV.BR com nível de confiabilidade Prata ou Ouro, conforme a Portaria SEDGGME nº 2.154/2021.

Informações adicionais sobre o edital serão prestadas pelo Agente de Contratação nos dias de expedientes antecedentes à data de abertura da sessão pública, no horário das 8h às 12h, na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas/RS, localizada à Rua Professor Dr. Araújo nº 216, Bairro Centro, ou ainda pelos telefones (53) 99176-8862, (55) 99640-2296 e (51) 99772-3647 (somente WhatsApp) ou pelo e-mail: [email protected].

Os recursos arrecadados serão destinados ao Tesouro Nacional, com 40% para a seguridade social e 60% para o Fundo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf), visando a melhoria das ações de combate ao contrabando e descaminho.

Os leilões da RFB são executados na modalidade virtual, pela Internet, por meio do Sistema de Leilão Eletrônico. O acesso ao Sistema, para fins de consulta aos leilões, ocorre no site da RFB, no Portal do Sistema de Leilão Eletrônico da RFB. O acesso para os participantes (licitantes) é por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Este é o único meio para participar dos leilões eletrônicos da RFB.

Últimas Notícias