
A Receita Federal vai liberar a consulta a novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2025 a partir das 10h desta sexta-feira, 24. Serão beneficiadas 248.894 restituições, com pagamento ao longo do dia 31 de outubro, no valor total de R$ 602.957.179,71. A consulta pode ser feita pelo site da Receita. Para isso, basta acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Este é o 6º lote e se refere a declarações transmitidas fora do prazo e com pendências, ou seja, que caíram na malha fina e foram solucionadas pelos contribuintes. Além de restituições residuais de exercícios anteriores. Quem não está entre os contemplados deste sexto lote deve procurar regularizar a situação da declaração. Neste ano, o período de entrega das declarações do IR 2025 ocorreu de 17 de março a 30 de maio. Foram entregues 43,3 milhões de declarações.
Do total, R$ 349.309.998,40 serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal, com a seguinte divisão: 6.627 restituições para idosos acima de 80 anos; 36.714 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos; 5.040 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 10.871 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
PIX E PRÉ-PREENCHIDA
Outras 158.775 restituições são de contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix. Foram contempladas ainda 30.867 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página permite uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. O dinheiro é depositado na conta indicada na declaração ou pelo Pix, pelo Banco do Brasil.
Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá depois requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(*) com R7