
O IPCA -15, que será divulgado nesta terça-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve apresentar uma alta de 0,22% com pressão em serviços sendo, principalmente, puxada pela forte alta em passagens áreas. É o que projetam analistas de mercado ao apontar que o comportamento benigno dos preços dos alimentos e bens industriais, ainda refletindo os descontos da Black Friday, devem atenuar a alta da prévia da inflação no mês.
Conforme analistas do Daycoval, a projeção atualizada para a inflação ao final deste ano é de 4,3%, com viés de baixa e a manutenção da taxa Selic em 15% até março do próximo ano. “Nesta leitura, será importante observar a evolução dos itens mais sensíveis ao ciclo econômico como os intensivos em trabalho que ainda devem permanecer em patamar elevado. O núcleo da inflação de serviços (serviços subjacentes) embora mostre desaceleração na comparação anual, ainda deve constituir desafio para o Banco Central”, comentam os profissionais.
Para o analistas da plataforma Investing.com, Leandro Manzoni, o mercado vai monitorar a confirmação da trajetória de inflação dentro da faixa superior de tolerância da meta. O centro da meta de inflação é de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.