Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Rayssa Leal é embaixadora do McDia Feliz 2025 e representa a solidariedade das novas gerações 

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Rayssa-Leal-McDia.jpg

O McDia Feliz, uma das maiores campanhas de arrecadação de recursos para causas infantojuvenis do país, anuncia a skatista Rayssa Leal como embaixadora da sua 37ª edição. Com uma trajetória vitoriosa no esporte e milhões de fãs nas redes sociais, Rayssa representa uma nova geração de jovens que se destacam não apenas pelo talento, mas também pelo engajamento em iniciativas sociais.

Com sua leveza, autenticidade e determinação, agora Rayssa também inspira crianças, adolescentes e famílias a fazerem parte desta grande mobilização, que já transformou a vida de mais de 30 milhões de brasileiros. A presença da atleta reforça o compromisso do McDia Feliz com o futuro, convidando as novas gerações a agirem com protagonismo na construção de um país que ofereça educação e saúde de qualidade para todas as pessoas.

“Estou muito feliz pelo convite do Méqui para ser a embaixadora do McDia Feliz esse ano! Para mim, é uma honra ajudar o Instituto Ronald McDonald e o Instituto Ayrton Senna a abrirem portas para o futuro de tantas crianças e jovens. E quero ver todo mundo nesse rolê do bem dia 23 de agosto”, afirma Rayssa.

Desde sua criação, em 1988, o McDia Feliz já arrecadou mais de R$ 425 milhões, revertidos para o Instituto Ayrton Senna e para o Instituto Ronald McDonald, que realizam mudanças significativas nas áreas de educação e saúde, respectivamente. A renda obtida com a venda de Big Mac (exceto impostos) no dia da campanha é destinada a projetos que promovem o aumento das chances de cura do câncer infanto-juvenil e a aceleração da qualidade da educação pública. Em 2024, a campanha também destinou parte dos recursos para a reconstrução do Rio Grande do Sul, reforçando seu papel solidário diante de emergências sociais.

Com Rayssa Leal como embaixadora, o McDia Feliz 2025 reforça o convite para que os clientes façam parte dessa jornada de empatia e transformação. No dia 23 de agosto, cada Big Mac pode se tornar um gesto de amor ao próximo e um impulso para o futuro de milhares de crianças e adolescentes. Assim como nas últimas edições e pensando na conveniência dos consumidores, os tíquetes antecipados do Big Mac podem ser adquiridos no formato físico ou digital, no valor de R$20 cada, sendo possível comprar kits de até oito unidades.

A venda antecipada vai até 19 de agosto (tíquete digital) e 20 de agosto (tíquete físico). A troca pelo Bic Mac será válida apenas no dia da ação, no balcão, totens de autoatendimento ou no Drive-Thru dos restaurantes participantes do McDia Feliz. Para saber mais, acesse o regulamento.

Últimas Notícias