
Estão sendo instalados os primeiros radares que irão multar o avanço de sinal vermelho em Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os equipamentos em dois cruzamentos – na esquina da avenida Protásio Alves e da rua Vicente da Fontoura, e entre as avenidas Bento Gonçalves e a Princesa Isabel – começam a operar a partir de 1º de março.
Os chamados Detectores de Avanço de Sinal (DAS) ainda não estão operando, mas passam por um período experimental, fiscalizando o comportamento dos usuários, até 28 de fevereiro. Durante essa fase, os equipamentos irão registrar as infrações exclusivamente para fins educativos e de monitoramento, sem aplicação de penalidades aos condutores. Os motoristas que cometerem a irregularidade receberão alerta de conscientização.
No total, serão 15 cruzamentos a receber os detectores de avanço de sinal na Capital (veja lista abaixo). Ainda não há uma previsão para a instalação nos outros 13, mas devem ser concluídos em até quatro meses. De acordo com a EPTC, o período de instalação leva em torno de duas semanas, e terão operação imediata. A implantação dos detectores decorreu de um pregão eletrônico vencido pela empresa Talentech Tecnologia.
Os medidores de velocidade são do tipo fixo eletrônico controlador misto, com tecnologia de sensores não intrusiva ao pavimento. A quantidade de câmeras e detector de presença varia de acordo com cada via, dependendo da largura da rua e do tamanho do cruzamento. Os equipamentos irão mostrar o local em que o veículo passou, e identificar a velocidade.
“Nós temos todos os dados para recompor o que aconteceu e da forma como aconteceu. Basicamente para termos uma documentação suficiente para não cometer nenhuma injustiça de cobrar de alguém que não estava passando ali”, diz o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Multas
O valor das multas é de R$ 293, mais sete pontos na Carteira de Habilitação, estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é imediata e, caso o condutor cometa outras imprudências no trânsito, receberá outras multas. Por exemplo, ao ultrapassar o sinal vermelho e em alta velocidade, o motorista recebe duas multas.
As multas não serão aplicadas durante a madrugada, entre 23h e 4h59min. Será permitido ultrapassar o sinal vermelho, no entanto, o motorista precisa reduzir a velocidade para até 30 quilômetros por hora, e respeitar a prioridade do pedestre.
O diretor-presidente acredita que, com a instalação dos detectores, haverá uma rede de proteção maior para redução de acidentes. “A ideia básica é redução de acidentes nos cruzamentos e salvar vidas. Nós queremos ser o trânsito mais seguro do Brasil”, diz.