Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

EXPOINTER 2025: Empresa leva soluções financeiras e educação

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Rands-Expointer_Carina-Machado.jpeg

A Racon Consórcios, referência nacional em consórcios e integrante da Rands – plataforma de Soluções Financeiras e Serviços da Randoncorp –, marca presença na 48ª Expointer com uma programação robusta e gratuita voltada à apresentação de soluções financeiras e educação. A feira ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Presente na Expointer desde 2018, a Racon volta com um estande exclusivo que receberá clientes, parceiros e visitantes interessados em conhecer mais sobre planos de consórcios e outras soluções financeiras. Entre as novidades desta edição, estão os workshops em que especialistas irão conversar sobre como investir no mercado imobiliário utilizando o consórcio como uma ferramenta segura, acessível e inteligente para aumentar patrimônio e diversificar a renda.  

“A Expointer é uma oportunidade estratégica para apresentarmos nossas soluções financeiras a diferentes perfis de público, do produtor rural ao investidor que busca diversificação com planejamento e inteligência. Ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com a educação financeira, levando conhecimento acessível e relevante para todas as gerações”, destaca o vice-presidente executivo da Randoncorp e COO da Rands, Daniel M. Ely.

Outro diferencial é a oficina com Vivi Costa, escritora da Coleção de Livros Pé de Meia, histórias que promovem descobertas, estimulam a criatividade e imaginação, a partir do modo como o mundo trata o dinheiro. O evento acontecerá no sábado (06). A Racon também terá programações diárias voltadas ao público infantil, com atividades lúdicas e educativas, além de brincadeiras e interações com o carismático Mascote Fiel. A proposta é estimular desde cedo o entendimento sobre finanças, promovendo uma cultura de planejamento e responsabilidade.

Com mais de 400 pontos de venda em 17 estados brasileiros, a Racon oferece consórcios de imóveis e veículos, com créditos de R$ 35 mil a R$ 1 milhão. Entre os destaques está o PR1ME, produto voltado à alavancagem patrimonial, ideal para quem busca ampliar seus ativos com planejamento.

Durante a feira, o estande da Racon também será ponto de encontro para caravanas de clientes e apresentações das demais soluções da Rands como consórcios, seguros, financiamento, locação e gestão de frotas, tecnologia e inovação.

Últimas Notícias