
Quatro pessoas morreram após a queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana (MS), na noite de terça-feira (23). Entre as vítimas estão três brasileiros: os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros — além do renomado arquiteto chinês Kongjian Yu. As equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar o local devido à localização remota. As causas do acidente, que ocorreu em uma área isolada, ainda estão sendo apuradas.O acidente ocorreu em uma área isolada. A identificação das vítimas foi confirmada pelas autoridades envolvidas no caso.
Quem era Kongjian Yu
Kongjian Yu, 62, era um arquiteto paisagista e urbanista chinês. Ele era professor na Universidade de Pequim e fundador da Turenscape, um escritório de design especializado em arquitetura paisagística, planejamento urbano e restauração ecológica.
O arquiteto ficou reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”. Recentemente, Kongjian Yu foi um dos principais palestrantes da Conferência Internacional do Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 2025, que aconteceu de 4 a 6 de setembro, em Brasília.
Yu nasceu em 1963, na vila Dongyu, Jinhua, província de Zhejiang, China, em uma família de agricultores. Ele é, ainda, consultor do governo chinês. Já projetou obras em mais de 70 cidades, que hoje são capazes de receber uma alta quantidade de chuva.
Segundo a revista Fapesp, em seus premiados projetos em cidades chinesas, Yu adotava a natureza e a metodologia conhecida como soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e usar as águas fluviais e pluviais, em vez de expulsá-las com pressa das áreas urbanas com canalizações.