Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Queda de árvores e Centro Histórico alagado: temporal causa transtornos em Porto Alegre nesta segunda-feira

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

Depois de horas com forte sensação de abafamento, a instabilidade tomou conta do tempo nesta segunda-feira em Porto Alegre. O dia virou noite por volta das 16h15min, quando fortes ventos anteciparam a chegada do temporal. Conforme a MetSul Meteorologia, estações de monitoramento da Capital registraram rajadas de vento de 96 km/h na zona Sul e de 68 km/h na zona Norte.

Mais cedo, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta meteorológico para a passagem de um sistema frontal que provocou instabilidade em todo o município. Até o momento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou a queda de três árvores durante o temporal: uma na rua Bogotá, no bairro Jardim Lindóia; outra na avenida Ipiranga, nas proximidades da rua Euclides da Cunha; e mais uma na avenida Borges de Medeiros, próximo ao Campus do Vale da Ufrgs.

Além disso, a forte pancada de chuva registrada no início da passagem do temporal causou alagamentos pontuais em diversas ruas do Centro Histórico e bairros da região, principalmente nas proximidades de bueiros, bocas de lobo e cordões de calçada. Na rua dos Andradas e nas proximidades da rua Voluntários da Pátria, a precipitação formou uma lâmina de água com leve correnteza, agravada pela passagem de veículos no local.

Segundo dados da Rede de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, Porto Alegre registrou pouco mais de 20 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Além disso, a temperatura despencou após o temporal, passando de 33ºC para a casa dos 25ºC em menos de uma hora. A previsão é de que a instabilidade siga predominando nas próximas horas.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias