
O ciclone extratropical que chegou no Rio Grande do Sul já causa estragos na capital gaúcha. Na tarde desta sexta-feira, os fortes ventos derrubaram uma árvore de grande porte na rua Pedro Chaves Barcelos (Zona Norte de Porto Alegre), danificando um prédio comercial e destruindo uma parada de ônibus.
Esperando o transporte coletivo, havia duas mulheres que, ao perceber o iminente acidente, conseguiram escapar. Não há feridos, tampouco os destroços impedem a circulação de veículos. Contudo a vegetação atingiu a fiação, deixando moradores dos arredores sem energia elétrica.
“Estamos sem luz há duas horas”, reclama Reni Dallabona, residente da região que averiguava os danos. De acordo com ele, diversos moradores comunicaram à Prefeitura sobre o episódio, porém ainda não receberam nenhuma resposta. “Os caras nem apareceram aqui”, reclamou.
“Acredito que foi pelas 15h40. Foi um estrondo”. Recepcionista do edifício atingido, Eduarda Moraes presenciou a queda da árvore em tempo real pelas câmeras de segurança. Por volta das 17h – quando a reportagem estava no local – a equipe da CEEE Equatorial chegava para prestar assistência. No momento do fechamento desta matéria, a região seguia sem fornecimento.
Diferente dela, Daiana Policarpo, manicure de um salão de beleza nas proximidades, apenas escutou o episódio enquanto trabalhava. “Eu estava no salão e escutei um barulhão. Logo pensei: vai faltar luz”, conta. Ao deixar o serviço, no entanto, a manicure se deparou com a parada de ônibus que utiliza todos os dias destruída. “De manhã, ela estava normal. Agora, vamos ter que esperar na chuva”, disse.
Confira a nota da CEEE Equatorial sobre o episódio:
“A CEEE Equatorial informa que a queda de uma árvore na Rua Pedro Chaves Barcelos, em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (7), causou o desabastecimento de energia no entorno do ocorrido. As equipes da distribuidora estão em deslocamento para o local, onde irão realizar os trabalhos necessários para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.
Nessas situações, a distribuidora avalia a necessidade de acionamento de órgãos parceiros para auxiliar na solução da ocorrência. A companhia também atua com representantes nos Comitês de Crise da Defesa Civil, em um esforço conjunto para oferecer uma resposta mais rápida à população.
Diante do alerta de ciclone emitido pela MetSul Meteorologia para esta sexta-feira (7) e sábado (8), a CEEE Equatorial ativou seu plano de contingência. A medida coloca em prontidão o Centro de Operações Integradas (COI) e as bases operacionais em toda a área de concessão, garantindo a mobilização de equipes e recursos necessários para enfrentar os impactos do evento severo e restabelecer o fornecimento de energia com agilidade e segurança.
A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência pelos canais oficiais de atendimento:
WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
Site: www.equatorialenergia.com.br
Central de Atendimento: 0800 721 2333
App Equatorial Energia – disponível para Android e iOS”
Fonte: Rodrigo Stolzmann / Correio do Povo
* supervisão Mauren Xavier