Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Quatro rotas para aproveitar a Noite dos Museus em Porto Alegre

Confira algumas sugestões para aproveitar a Noite do Museus – Fotos e Montagem: Correio do Povo / For Real Company / Divulgação

A nona edição da Noite dos Museus acontecerá neste sábado, 29, das 18h à meia-noite, em mais de 30 lugares. Com o tema “A Arte Desperta”, o público poderá visitar os acervos e as exposições dos espaços participantes e aproveitar mais de 100 atrações artísticas com apresentações dentro das instituições e em dois grandes palcos erguidos nas ruas do Centro Histórico – um na Praça da Alfândega e outro em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz. Para as visitas mediadas nos espaços culturais, o público deve retirar ingressos antecipados pela plataforma Sympla, até sexta-feira, dia 28.

1️⃣Rota: Na Duque de Caxias tem de tudo
Comece às 18h pelo Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n), com a atração musical “LUA – ENCONTRANDO MARES”, depois siga para o Memorial do Legislativo (R. Duque de Caxias, 1029), pois às 20h, Nelson Coelho de Castro embala com música o local. Aproveite para curtir as exposições “Tempo e Reflexão” e “Mostra Política de Cinema”. Próximo ao local, o Solar dos Câmara (R. Duque de Caxias, 968), recebe Afetos Musicais a partir das 20h30, além da exposição “Conservação do Patrimônio em Cena”. Para finalizar a rota com música, a Pinacoteca Ruben Berta (R. Duque de Caxias, 973), recebe o Projeto Sonata Visual, às 21h15, em conjunto com a exposição “Para Mostrar o Mundo: Objetos do Cotidiano”.

Palácio Piratini

2️⃣Rota: Explorando o Centro Histórico
Ainda na região central, outros lugares também estão esperando pelo público. Para quem gosta da história ou busca saber mais sobre as memórias do Estado, começar pelo Arquivo Público (R. Riachuelo, 1031) pode ser uma opção. ÀS 18h30, o Apergs tem a música de Eu, Pessoa E Os Outros Eus e a exposição “Arquivo Público 119 Anos Sob Os Olhares Do Usk Poa”. Descendo a rua Caldas Júnior, no Clube do Comércio (Andradas, 1085), Carrossel Diabólico inicia apresentação às 19h30, além das exposições “Desaparições” e “Do Urbano à Natureza”. Para finalizar o passeio, a sugestão é seguir pela Rua dos Andradas até o Espaço Força e Luz (Andradas, 1223), para fechar a noite com a música de Pedro Jules e, às 22h, com a performance da Ânima Cia. de Dança. Também pode curtir a exposição de Erico Verissimo, “Bomba BR (ou Teatro de Sombras)” e “Fio Condutor: Retratos da Energia”.

Clube do Comércio

3️⃣Rota: Passeando pela Independência e Farroupilha
Na Noite dos Museus, as universidades também participam. No Museu de Anatomia da UFCSPA (R. Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico), as atrações musicais começam às 18h30, com Cantando com Cuidado, além da exposição de longa duração do museu, com corpos reais doados à ciência. Saindo da UFCSPA, o Centro Histórico Cultural Santa Casa de Porto Alegre (Av. Independência, 75 – Independência) é o local em que Yasmin Love y Las Sudakas estarão tocando. Também acompanhe as exposições “Eu Sou Porque Nós Somos Terra, Energia e Sonho” e “Fragmentos de Uma História de Todos Nós”. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as portas do Centro Cultural (R. Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha) estarão abertas a partir das 20h, com o Induo. Aproveite para acompanhar as exposições “Transparência e Opacidade II”, “Ainda que Não Recorde” e “Banda de Barro Invade: 20 anos”. Às 22h30, Supersoul – Baile Contemporâneo se apresenta no Museu da Ufrgs (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Farroupilha), e lá, também é possível ver as exposições “Céus do Sol – Uma travessia Entre Memórias, Territórios e Saberes” e “Acervo Angelo Guido um Artista e Intelectual em Documentos”

Museu da UFRGS

4️⃣Rota: Fugindo da multidões da região central
Para quem pretende se aventurar de carro pelos museus mais afastados do Centro Histórico, essa sugestão de rota começa no Instituto Caldeira (tv. São José, 455 – Navegantes), onde, a partir das 18h, Jei Silvanno Trio assume o comando da música e uma galeria a céu aberto compõe a paisagem. Depois, segue para o Museu da Cultura Hip Hop RS (r. Pq. dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga), que, às 19h30, recebe a cantora Daya Moraes e a exposição “Universo Hip Hop”. Já no Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (av. Bento Gonçalves, 2460 – Partenon), às 20h30, “Trivial – Um Espetáculo de B-Boys” toma conta da programação, ao lado da mostra “São Pedro Faz Parte”. O percurso segue para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) (r. 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento), onde, às 21h30, o jazz toma conta do ambiente com o grupo Sexteto Blazz e “Camadas Urbanas” está aberta à visitação. Após um curto trecho de caminhada, chega ao Goethe-Institut Brasilien (R. 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento), para a Sessão Cine Esquema Novo, às 22h. Depois da exibição, a rota termina na Fundação Ecarta (av. João Pessoa, 943 – Farroupilha), onde três exposições ficam abertas ao público até às 23h.

Museu do Hip Hop

Fonte: Ana Luiza Barbosa e Larissa Har, com supervisão de Carolina Santos / Correio do Povo

Últimas Notícias