
Pelo menos quatro municípios reportaram danos à Defesa Civil do Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingiram a região Noroeste do Estado na tarde desta segunda-feira, 22. Em Tuparendi e Santo Cristo, foram registradas cinco residências afetadas em cada cidade. Já em Senador Salgado Filho, houve alagamentos pontuais em áreas rurais que dificultaram o trânsito. Em Frederico Westphalen, o volume de chuva causou alagamentos em residências e estabelecimentos comerciais, além de deixar parcialmente submersos veículos estacionados nas ruas.
Conforme o balanço do órgão no fim da tarde desta segunda, Porto Lucena (155,4 mm), Santa Rosa (134,6 mm) e Porto Vera Cruz (111 mm) foram as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 12 horas. Já a Capital, Porto Alegre, teve as rajadas de vento mais fortes do estado seis horas, com 55 km/h.
Frederico Westphalen
Vídeos nas redes sociais mostram ruas como verdadeiros rios, com uma correnteza forte, água na altura do capô dos carros e invadindo estabelecimentos comerciais. Conforme a prefeitura local, a chuva começou por volta das 16h e durou cerca de 30 minutos. Até o momento, não há informação sobre feridos. O boletim das 18h da Defesa Civil estadual afirma que a chuva provocou o alagamento de residências, estabelecimentos comerciais e deixou parcialmente submersos veículos estacionados em vias públicas.
Fonte: Renê Almeida / Correio do Povo