
A Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre divulgou um balanço parcial da arrecadação do IPTU: R$ 273 milhões já entraram nos cofres públicos através do pagamento antecipado. O volume corresponde a pouco mais de 17% do total de inscrições imobiliárias da cidade. O prazo para quem quer quitar o imposto com desconto em cota única se encerra nesta segunda-feira.
De acordo com a Superintendente da Receita Municipal, a soma arrecadada até o momento está dentro do esperado. Segundo Sandra Marlusa Severo Quadrado, até o dia 9 quase metade dos contribuintes deve quitar o pagamento em uma só vez.
“Os valores arrecadados até o momento estão em linha com as nossas expectativas. Esperamos alcançar a nossa meta de arrecadação em cota única, que gira em torno de R$ 600 milhões. Isso gira em torno de 43% do percentual dos contribuintes com inscrições imobiliárias”, avaliou.
O desconto para quem paga à vista pode chegar a 11% – somando o abatimento fixo de 5% aos bônus de adimplência e do programa Nota Fiscal Gaúcha.
Quem ainda não recebeu ou perdeu a guia, pode adquiri-la de forma rápida pelo site prefeitura.poa.br/iptu ou pelo Whats’app do 156, no número (51) 3433-0156. Após segunda-feira, o tributo só poderá ser pago de forma parcelada, mas sem os descontos.
Ainda conforme com a superintendente, a demanda no último dia do pagamento do imposto em cota única é grande, mas Sandra garante que não há risco de sobrecarga no sistema, a ponto de impedir que as pessoas realizem a quitação. “Isso é muito intercorrente, pois os contribuintes já deixam pagamentos agendados. Em regra os contribuintes já acessaram as orientações, já obtiveram os valores e já fizeram os agendamentos para pagamentos nos seus respectivos bancos, instituições financeiras”, disse.
Passado o período do pagamento em cota única, o calendário prevê que a partir da segunda quinzena de fevereiro os contribuintes já podem acessar as guias pelos mesmos virtuais ou pelo atendimento presencial, nas unidades do Tudo Fácil, subprefeituras e a loja de atendimento da Secretaria da Fazenda, que fica na Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, no Centro Histórico.
Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba