
A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira edição do Procon na Comunidade para esta segunda-feira (11), na comunidade Jardim Marabá, no bairro Glória. De acordo com o órgão, o objetivo do programa é levar soluções aos moradores da região, que poderão formalizar reclamações com qualquer empresa.
Além disso, na ocasião ocorrerá atendimento sobre a legislação dos direitos do consumidor, como: orientações, encaminhamentos, reclamações, denúncias e consulta a protocolos já abertos.
Conforme o diretor do Procon municipal, a ação deste ano se diferencia das anteriores por ter sido demandada no Orçamento Participativo. Segundo Wambert di Lorenzo, representantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da CEEE Equatorial estarão presentes para mediar conflitos entre clientes e as empresas.
“É uma ação muito exitosa. Já tivemos em várias comunidades, com um altíssimo índice de resolução. Há muitas queixas contra a Equatorial com a prestação dos serviços e revisão de contas mas também um número exorbitante de queixas contra o Dmae também. Isso provocou essa ação imediata em algumas comunidades específicas”, explicou Di Lorenzo.
Ainda de acordo com o gestor, ações semelhantes ocorreram anteriormente na cidade, na Vila Santa André, com mais de 100 pessoas atendidas e no Quarto Distrito, com cerca de 70 consumidores solicitando o serviço.
O atendimento com a unidade móvel do Procon ocorre das 16h às 20h, na Associação dos Moradores (rua Canaã, 268). As ações nas demais regiões serão divulgadas nos próximos dias.
“Se o fornecedor resolver o problema do consumidor, nós nos damos por satisfeito. Só multaremos em última instância”, garantiu o diretor.
Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba