
Um novo espaço voltado à inovação e transformação digital foi inaugurado no térreo do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (CAM), no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. A Procempa apresentou ao público o espaço físico do hub SmartLab, espaço físico em uma área nobre do prédio voltado a soluções inovadoras, e que poderá ser utilizado para o desenvolvimento e aceleração de ideias. O laboratório em si existe como um projeto interno da empresa pública desde 2023.
O lançamento teve a presença do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm, da presidente da Procempa, Letícia Batistela, e demais autoridades. “A Prefeitura é a grande gerente dos serviços da cidade. Quando ela melhora sua tecnologia, seja no trânsito, nas sinaleiras ou na saúde, isso nos dá uma gestão mais moderna. Internamente, vamos pegar secretarias que vivem mais dificuldades nesta questão de inovação e fazer junto com a Procempa soluções para entregas e serviços melhores”, disse Melo. Para a gestora de Novos Negócios da Procempa, Liana Rigon, o SmartLab era um desejo antigo da companhia pública.
“Este é um espaço físico que se alinha ao quanto intencionalmente investimos em inovação. Temos, hoje, mais de 270 sistemas desenvolvidos, e sabemos que não vamos poder fazer tudo sozinhos, e que precisamos nos conectar com o que temos de melhor, com as soluções que temos no mercado para acelerar estas entregas”, salientou ela. “Termos isto na fachada da Prefeitura mostra o quanto estamos preocupados e interessados em potencializar nossas soluções”.
Além de ser responsável pela infraestrutura digital da Prefeitura de Porto Alegre, a Procempa desenvolve sistemas individuais ou por meio de parcerias. Algumas delas incluem três inteligências artificiais (IAs) para diagnóstico precoce de câncer de mama, pulmão e pele (Mirai, Sybil e SkinScan, respectivamente), uma IA capaz de analisar placas de veículos, chamada Hórus NG, e uma IA generativa destinada a modernizar processos da administração pública, com foco na privacidade e proteção de dados (SmartGen).
A diretora técnica Débora Roesler acrescentou que a inauguração é a concretização de um sonho. “Este espaço é da Procempa, mas aberto a toda a Prefeitura, e a todo mundo que tiver uma ideia e quiser inovar, tiver um problema e buscar uma solução. Queremos chamar as universidades, o ecossistema como um todo para ajudar e colaborar no desenvolvimento de soluções inovadoras”, comentou Débora, acrescentando que a intenção é promover hackathons neste espaço físico futuramente.
Felipe Faleiro/Correio do Povo