Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Preso homem que ateou fogo na ex-companheira em Lagoa Vermelha

Homem tentou fugir a pé e atravessou terrenos, mas foi contido – Foto : Polícia Civil / Divulgação / CP

A Polícia Civil de Lagoa Vermelha localizou e prendeu preventivamente nesta segunda-feira o homem que ateou fogo na ex-companheira e de tentou fazer o mesmo com a irmã dela no último domingo. O caso está sendo investigado como tentativa de feminicídio.

De acordo com a polícia, o homem, de 36 anos, foi flagrado tentando deixar a cidade no mesmo veículo que utilizou no momento do crime, e estava carregado com malas. Ao receber voz de abordagem, tentou fugir a pé, atravessando terrenos, e foi contido. Durante a perseguição e a contenção, policiais sofreram lesões, e foi necessário o uso de algemas no homem. Além do automóvel, nas buscas, foi apreendidos um recipiente de um litro contendo combustível.

O crime aconteceu na madrugada de domingo. Após uma discussão no centro da cidade, o agressor perseguiu as vítimas e as encontrou sozinhas. Em seguida, desceu do veículo portando gasolina e anunciou que mataria a ex-companheira. A irmã interveio para contê-lo, ocasião em que ele lançou combustível sobre a ex-cunhada, forçando-a a se afastar. Na sequência, lançou combustível sobre a ex-companheira e ateou fogo, fugindo logo após com o automóvel, enquanto proferia ameaças de morte e de incendiar a residência das vítimas.

A vítima encontra-se hospitalizada, com lesões em membros superiores e inferiores, porém sem risco de morte. Ela será transferida para uma unidade especializada em queimaduras para continuidade do atendimento.

O criminoso já era investigado por dano qualificado, por ter ateado fogo em um veículo da ex-companheira no dia 18 de janeiro, além de outras ocasiões em que a vítima requereu medidas protetivas.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias