
O chefe do poder Judiciário gaúcho, desembargador Alberto Delgado Neto, participou na terça-feira de reunião do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Edson Fachin, com presidentes e representantes de todos os Tribunais Superiores, estaduais de segunda instância, regionais federais, militares, eleitorais e trabalhistas.
Durante o encontro, o Ministro Fachin reiterou o seu compromisso com o diálogo e a atuação conjunta dos gestores da Justiça brasileira para o atendimento das principais demandas da sociedade brasileira, evitando possíveis barreiras que possam prejudicar a aproximação entre a Justiça e a população.
“É uma sinalização de abertura ao diálogo franco, com o devido respeito à autonomia e à competência constitucional de cada Tribunal. Mas é também um convite para nos auxiliar a diagnosticar o presente e encontrar caminhos para essa clivagem que muitas vezes se coloca entre o Poder Judiciário e a sociedade brasileira”, disse Alberto Delgado Neto.
O presidente Alberto disse que a reunião foi muito produtiva, com ênfase na importância do fortalecimento da união dos Tribunais de todas as instâncias. “Foram demonstradas as linhas mestras de governança para o próximo biênio no STF e CNJ, bem como projeções até 2030 a respeito da gestão do volume de demandas e de pessoal. A união do Poder Judiciário é essencial para produzir a sinergia necessária a este enfrentamento”, afirmou o magistrado.
A reunião contou com a presença dos Presidentes do TRF4, Desembargador Federal João Batista Pinto Silveira, do TRT4, Desembargador Federal Ricardo Martins Costa, e do TRE, Desembargador Mário Crespo Brum.