
De rosa, as agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) abordavam motoristas que trafegavam pela avenida Padre Cacique, próximo ao Pontal Shopping, na tarde desta terça-feira. No lugar de averiguar condições do veículo ou do condutor, entregavam panfletos, flores e repassavam orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação Blitz Rosa Pela Vida, promovida em parceria com o gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre e em alusão ao Outubro Rosa, busca preservar a vida das mulheres também fora das pistas.
As abordagens tiveram um caráter educativo e preventivo, reforçando a importância do cuidado com a saúde e da solidariedade no trânsito e na vida. A roupa rosa utilizada pelas agentes femininas da EPTC como gesto simbólico de apoio à causa foi inclusive incorporada ao uniforme oficial das servidoras durante o mês de outubro como forma de conscientização para o tema. A ação desta terça contou ainda com o apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul, do Pontal Shopping e da Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira-dama da Capital, Valéria Leopoldino, destacou a importância de ações como essa para reforçar as orientações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Essa iniciativa da EPTC em parceria com o gabinete nos enche de orgulho. São mulheres que abordaram outras motoristas mulheres pedindo que todas se cuidem. Isso porque quando uma mulher morre, morre também um pouco de cada uma de nós. Precisamos que todas se cuidem. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura”, afirmou Valéria.
Além dos materiais informativos distribuídos na Blitz Rosa Pela Vida, a ação também contou com conteúdos produzidos especialmente pela EPTC para a campanha e exibidos no telão institucional do Pontal Shopping. “É um momento de prevenção. Como o órgão atua para salvar vidas, pensamos em ajudar a salvar vidas também dessa forma, como forma de conscientização para que as mulheres se cuidem”, completou a chefe administrativa da Coordenação Sul da EPTC e uma das organizadoras do evento, Giovana Bastos.
Fonte: Rodrigo Thiel / Correio do Povo