Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prêmio Revista Sabores do Sul 2025 entre na etapa final

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Credito-Vinicius-Chagas-scaled-e1755603686434.jpeg

O maior reconhecimento da gastronomia do Rio Grande do Sul chegou à reta final. Já está aberta a votação da Etapa Final do Prêmio Revista Sabores do Sul 2025, que segue até 5 de setembro pelo site revistasaboresdosul.com.br. Este ano, a disputa ganhou uma regra que muda o jogo: cada CPF pode votar apenas uma vez, garantindo mais equilíbrio e transparência ao processo. São 40 cidades representadas por finalistas que vão de chefs e restaurantes a pratos icônicos e profissionais que mantêm a cena gastronômica do estado pulsante.

Os nomes que chegaram até aqui foram escolhidos pelo público na fase de indicações, realizada entre 24 de junho e 14 de julho. Agora, cabe novamente aos votos populares decidir os vencedores, que serão revelados em uma grande noite de premiação no dia 24 de novembro, em Porto Alegre. Além do título em suas categorias, os campeões de 2025 ganham um bônus de prestígio: serão automaticamente indicados ao Ranking Revista Sabores do Sul 2026, que elege os 30 Melhores Restaurantes do Rio Grande do Sul.

FINALISTAS

Com 18 anos de história, o prêmio se consolidou como o principal termômetro da gastronomia gaúcha. Ao longo de quase duas décadas, revelou talentos, eternizou histórias e celebrou sabores que traduzem a identidade cultural do estado.

Antônio Prado, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Cambará do Sul, Campo Bom, Canoas, Canela, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Ivoti, Monte Belo do Sul, Morro Reuter, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pinto Bandeira, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Restinga Seca, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São João do Polêsine, Torres, Viamão e Xangri-lá.

Últimas Notícias