
As esferas de concreto instaladas no entorno do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre, dificultaram o acesso das equipes do Corpo de Bombeiros durante o combate ao incêndio que atingiu três prédios nesta quarta-feira, 5, na Praça Quinze. A dificuldade foi relatada pela corporação após a ocorrência, que mobilizou dezenas de profissionais e viaturas.
Durante a ação, pessoas que acompanhavam o trabalho das equipes chegaram a tentar remover as esferas, que pesam mais de 50 quilos e são fixadas no solo com parafusos de aço.
Apesar da dificuldade relatada, o acesso dos veículos de grande porte pela rua Marechal Floriano Peixoto ocorreu sem obstruções, conforme os Bombeiros.
Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) afirmou que os equipamentos serão reavaliados.
“A instalação dos balizadores foi para preservar o piso da praça, mas, em casos como este, do incêndio, mesmo havendo acesso pela rua, sendo necessário que os caminhões trafeguem na área da praça, está autorizada a remoção. A recolocação será avaliada”, diz a nota da Smamus.
Fonte: Cristiano Abreu / Correio do Povo