
Danças, alongamentos e atividades leves e moderadas levaram centenas de moradores da zona Sul da Capital para a praça Zeno Simon, no bairro Guarujá, para celebrar o Dia Mundial do Coração, em ação promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O aulão gratuito de atividades físicas foi conduzido pelos professores do Projeto Viver Mais e Melhor e contou com a parceria do Hospital Mãe de Deus e o apoio das farmácias São João.
Além das atividades físicas, a população também teve acesso a serviços de saúde, como teste de glicemia e aferição da pressão arterial. A profissional de educação física que atua na área de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Aline Bonatto, reforçou a importância das atividades como forma de cuidar preventivamente da saúde do coração.
“A atividade física atua muito nessa pauta da prevenção. E o aulão serve para conscientizar da importância disso e da realização de ter exames cardiológicos em dia e evitar possíveis agravos. São práticas acessíveis, de lazer, que podem ser feitas em casa também, como ritmos, ginástica, danças, alongamentos, que atuam no cuidado com o corpo para todas as idades. Sabemos que, atualmente, 30 minutos de atividades por dia já são suficientes para atuar de forma preventiva na saúde”, citou.
O médico cardiologista e coordenador da unidade de Emergência do Hospital Mãe de Deus, Cícero Baldin, destacou ainda a importância de também fazer avaliações ou consultas antes de iniciar uma atividade física moderada. Entre os benefícios da prática para a saúde, ele aponta o controle da glicose, do colesterol, da pressão e a redução do nível do estresse como fundamentais.
“Na atividade, vai depender muito da capacidade de cada um, mas se a pessoa ao longo do treinamento moderado começar a suar, ela vai acelerar um pouco a frequência cardíaca. É importante que a pessoa tente ir se desafiando aos poucos para promover um aumento da capacidade cardiopulmonar”, completou o médico.
Fonte: Correio do Povo