
A Prefeitura de Porto Alegre realizou uma reunião emergencial na manhã desta quinta-feira, 21, para alinhar protocolos e medidas de resposta com secretarias de ponta e órgãos parceiros, após um alerta para a ocorrência de chuva intensa válido das 20h desta quinta-feira, 21, até as 22h de sábado.
O objetivo foi garantir integração das equipes e definir prioridades para atendimento à população em eventuais ocorrências, como alagamentos pontuais, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e bloqueios de vias.
Segundo a Defesa Civil do município, no período, podem ocorrer temporais organizados, com acumulados que devem superar 50 milímetros, além de rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h, descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados.
A sexta-feira, 22, será o dia de maior risco para temporais, especialmente na madrugada e pela manhã – a temperatura poderá chegar a 28°C durante o dia, potencializando a formação de tempestades. Já no sábado, 23, a previsão é de chuva mais bem distribuída, mas com intensidade moderada a forte.
A Defesa Civil orienta a população a não enfrentar o mau tempo, evitar áreas alagadas, arroios e rios, manter distância de postes e placas de sinalização e, em caso de residir em áreas de risco, procurar abrigo seguro.
Emergências – Caso necessário, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Fonte: Correio do Povo/PMPA