
A prefeitura lançou nesta quinta-feira (10), o programa Porto do Saber, de contraturno escolar. A iniciativa irá beneficiar 10.162 mil alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre, em 509 turmas de até 20 alunos. As inscrições para o programa já estão abertas por meio deste link.
Os serviços, que serão executados pelo Instituto Alicerce, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, contarão com investimento de R$ 26 milhões em 2025. Os alunos serão atendidos em espaços locados e equipados pela entidade, nas proximidades das escolas municipais onde estão matriculados. Além das atividades, será fornecida alimentação aos estudantes.
“Este é mais um compromisso assumido nas urnas vindo para a vida real, de ampliar a educação integral para mais 10 mil estudantes. Nossa gestão tem se dedicado diariamente a superar os desafios do ensino, avançar na redução do déficit de vagas na Educação Infantil e investir em melhorias de infraestrutura escolar. Os talentos da nossa juventude não possuem cor e nem classe social, eles precisam é de oportunidades de um futuro melhor” – Prefeito Sebastião Melo.
“Os serviços iniciarão em agosto, após o recesso escolar. Trata-se de um grandioso projeto, que impacta na ampliação de 170% no número de estudantes do ensino fundamental em contraturno escolar. Além do período regular de aula, teremos mais 5h30 de atividades, cinco vezes por semana, garantindo nossos alunos seguros e em plena qualificação da sua aprendizagem”, afirma o secretário de Educação (Smed), Leonardo Pascoal.
Serviço
Projeto de atividades de contraturno escolar de recuperação e fortalecimento das competências de leitura, escrita e matemática, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como com as habilidades para a vida, temas transversais contemporâneos e projeto de vida para alunos da rede municipal de Porto Alegre. A ação faz parte do Porto da Educação, conjunto de estratégias para a melhoria da educação municipal, lançado pela Smed no início do ano.
Fonte: Rádio Guaíba