Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Prefeitura de Porto Alegre inaugura oitavo ecoponto para descarte de resíduos volumosos

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h | Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação / CP

Um novo ecoponto para destinação de resíduos volumosos está disponível em Porto Alegre a partir desta terça-feira, dia 22. A chamada Unidade de Destino Certo (UDC), inaugurada pela prefeitura, está localizada na avenida Alberto Bins, 667, no bairro Centro Histórico. O oitavo ponto para o descarte contará com dois contêineres de caliça, um de sucata, um de poda e um para materiais diversos, como móveis e colchões (confira abaixo as outras sete unidades). O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h.

Haverá no local, também, um posto de entrega de recicláveis, outro para eletrônicos (Pere) e outro para óleo de fritura (PEOF). Além desses, também terá um contêiner exclusivo para vidros. A quantidade de contêineres poderá mudar futuramente conforme o volume de resíduos recebidos.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Alberto Hundertmarker, afirmou que a instalação avança nas políticas de gestão sustentável de resíduos em Porto Alegre. “Essa oitava unidade, situada estrategicamente no Centro Histórico para atender à alta demanda da região, representa um avanço no nosso compromisso com a destinação correta de materiais que não são aceitos nas coletas regulares”, diz. O titular acrescentou que, nas proximidades do local, se concentram atividades econômicas e, portanto, um volume significativo de resíduos. “Conclamo a todos os moradores do centro histórico que utilizem esse espaço público de forma totalmente gratuita e fazerem o descarte correto destes resíduos e não façam o descarte incorreto”, completa.

As unidades de ecopontos se destinam a atender pequenos geradores de diversos resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares, domiciliar e seletiva. Os locais recebem gratuitamente madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e outros itens que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos.

A inauguração foi marcada por uma palestra sobre educação ambiental, destinada a prefeitos de praças de Porto Alegre. Andrea Ramme, diretora de educação ambiental do DMLU, tratou da importância da inauguração no que diz respeito ao descarte correto dos resíduos, e ressaltou que a limpeza de uma cidade passa pela educação. “Falta ainda muita consciência das pessoas em fazer o seu trabalho e, principalmente responsabilidade, comprometimento e o engajamento de todos para que a gente consiga realmente fazer a nossa cidade mais limpa”, diz.

Regina Machado, que faz a gerência de prefeitos voluntários de praças, afirma que o apelo para a limpeza da cidade nunca foi tão grande. A gente sabe o quanto difícil é. Atendo mais de 360 prefeitos de praça, não tem um dia da semana que eu não receba pedidos para juntarem lixos, resíduos que jogaram em lugares indevidos. Mesmo assim, as pessoas ainda não entenderam que esse é um papel de todos. Ainda acham que é responsabilidade só do poder público. Então, nada mais justo que a gente poder multiplicar esses conhecimentos”, diz.

Os ecopontos não recebem resíduos orgânicos (exceto de remoção de vegetação ou de podas) ou perigosos, tais como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos. No site da prefeitura, há mais informações sobre os materiais recebidos nessas unidades.

Correio do Povo

Últimas Notícias