
O prefeito Sebastião Melo solicitou, nesta sexta-feira, 8, ao governo do Rio Grande do Sul, o reforço de medidas de segurança em Porto Alegre. O pedido, feito em reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, se direciona, principalmente, ao combate ao furto de fios e cabos, tráfico de drogas e às organizações criminosas, além de proteção de empreendimentos habitacionais, evitando suas ocupações.
“Protocolamos o projeto de lei que irá proibir o funcionamento de ferro-velho na Capital, com objetivo de combater o furto de fios. Também tivemos a homologação de novos agentes da Guarda Municipal, mas queremos qualificar nossas ações em todos os pontos da cidade, assim como já fizemos durante a operação realizada no 4° Distrito”, disse Sebastião Melo.
Segundo Caron, os órgãos de segurança seguirão atuando em parceria para garantir a segurança na cidade. O secretário destacou a lei 15.181, aprovada pelo governo federal, que aumenta a pena para roubo e furto de cabos elétricos e de telefonia, podendo chegar até 15 anos de prisão.
Ao lado do secretário de segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o prefeito reforçou que, na próxima semana, encaminhará um ofício ao Estado elencando as prioridades, com objetivo de dar continuidade às ações conjuntas na Capital.
A reunião também contou com a presença do comandante Geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, além de outras autoridades de segurança do município e do Estado.
Alertas
Denúncias de furto de fios podem ser encaminhadas por cidadãos pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.
Fonte: Correio do Povo