
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, está desde segunda-feira em Brasília para cumprir uma série de agendas em busca da cessão definitiva da Usina do Gasômetro para o município. O imóvel, recentemente reformado pela prefeitura, está sob gestão municipal desde a década de 1980, após ter sido considerado inservível pela União para geração de energia elétrica.
Na capital federal, Melo terá reunião com representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Outros encontros sobre o tema, ainda em confirmação, podem ser incluídos na agenda.
“Desde 2021 conversamos com a União, que sempre sinalizou positivamente para esse movimento de entregar o Gasômetro à prefeitura. Infelizmente, fomos surpreendidos com uma ação às vésperas do lançamento do edital. Mas seguimos acreditando no diálogo para resolver essa situação em definitivo”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Além dessa rodada de reuniões, o prefeito participará de encontro com os demais membros da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), para acompanhar a sanção da PEC 66/2023 no Congresso Nacional. O texto, aprovado em segundo turno pelo Senado, retira os precatórios do limite de despesas primárias da União a partir de 2026 e limita o pagamento dessas dívidas por parte de estados e municípios. Melo, que é 1º vice-presidente da FNP, também levará ao Congresso outras pautas fiscais de interesse dos municípios.
Ainda em Brasília, a agenda prevê reuniões com ministros e encontro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O retorno a Porto Alegre está previsto para a noite de quinta-feira.
Fonte: Correio do Povo