
A chuva em Porto Alegre prosseguiu com força na madrugada e início da manhã desta segunda-feira, primeiro dia da primavera, que inicia à tarde. De acordo com a plataforma de monitoramento hidrometeorológico POA Clima, da Defesa Civil Municipal, choveu 43,9 milímetros na vila Nova Brasília, bairro Sarandi, até às 11h15min, o maior volume até então registrado pelas estações meteorológicas da Capital.
Uma árvore caiu, no cruzamento com a rua Monsenhor Veras com a avenida Azenha. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou o trecho. Já o arroio Sarandi, na avenida Sarandi, extravasou, mas desceu rapidamente ao leito. Dois muros caíram, nos bairros São José e Cascata, na madrugada desta segunda.
Também não houve ocorrências no sistema de drenagem urbana de Porto Alegre, informou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e equipes do departamento farão vistorias, ao longo do dia, em arroios e demais pontos onde a água acumulou. Entre eles, houve registros pontuais de alagamentos na avenida Edu Chaves com rua 25 de Fevereiro, e na Osvaldo Aranha com Garibaldi, segundo a EPTC, mas houve mais pontos onde o acúmulo causou lentidão no trânsito, principalmente na zona Norte e área central.
Entre eles, trechos das avenidas Voluntários da Pátria, Sertório, Mauá e Assis Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, havia risco de altos volumes de precipitações, mas, entre a tarde e noite desta segunda-feira, o tempo gradualmente apresenta melhora, com o avanço do ar seco e frio de alta pressão, garantindo tempo firme em quase todo o Estado gaúcho. O vento também teve forte intensidade na Capital.
O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicava baixa probabilidade de inundações, porém com potencial de alagamentos temporários, devido às chuvas intensas. O tempo nesta terça-feira em Porto Alegre já deve ser diferente nesta terça-feira, com perspectiva de sol entre nuvens, e temperatura similar à desta segunda. Já ao longo da semana, as marcas nos termômetros deverão ser mais baixas.
Fonte: Felipe Faleiro / Correio do Povo