Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Porto Alegre receberá o XXVI Congresso Brasileiro de Economia

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento.jpeg

Entre os dias 6 e 10 de outubro, Porto Alegre será palco do  XXVI Congresso Brasileiro de Economia (CBE). O evento reunirá economistas, pesquisadores e lideranças para debater os grandes desafios do país e apontar caminhos para um desenvolvimento sustentável. A presidenta do Conselho Federal de Economia, Tania Cristina Teixeira, estará presente na mesa de abertura. Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Valência (Espanha), ela possui vasta trajetória docente na PUC Minas e ocupa o cargo de coordenadora de Extensão.

“O Congresso que se aproxima é de grande relevância, pois versa sobre o futuro da economia brasileira. A taxa Selic em 15% ao ano é um grande entrave, gerando preocupações sobre a capacidade de o Brasil manter o crescimento em meio a uma taxa de juros tão elevada, que é um fator que desencoraja o investimento produtivo. Embora a inflação esteja abaixo de 5%, o Copom permanece conservador. O PIB revela também uma taxa de investimento ainda baixa para um país emergente”, analisa Tania Teixeira.

Com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios, Oportunidades”, o CBE 2025 reunirá economistas, gestores públicos, pesquisadores, empresários, estudantes e líderes de diversas áreas para uma jornada de inovação e construção de soluções para o futuro do Brasil.  Os participantes poderão desfrutar de uma série de atividades, incluindo palestra magna e painéis com personalidades notáveis da área econômica; workshops e apresentação de artigos científicos; fóruns especiais sobre temas como Educação Financeira, Perícia Econômico-Financeira, Mulher Economista e Diversidade; oportunidades de networking com profissionais de referência no setor e uma programação híbrida, com transferências ao vivo e materiais digitais sustentáveis.

Últimas Notícias