
O Ambulatório Trans de Porto Alegre passa a atender o público em novo espaço, no quinto andar do Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico. A estrutura conta com seis ambulatórios, sala de espera, climatização e recepção. O antigo local, situado no primeiro andar do mesmo prédio, contava com apenas três ambulatórios.
De acordo com o secretário da Saúde, Fernando Ritter, a iniciativa vai possibilitar o aumento na oferta de atendimentos, com salas para atividades coletivas, procedimentos e locais pensados para o cuidado integral de homens e mulheres trans e travestis.
Ritter pontuou ainda que o ambulatório reforça a proposta de uma construção coletiva, com garantia de dignidade e sem discriminação.
Em operação desde 2019, o ambulatório trans oferece uma série de serviços. Entre eles, consultas médicas, de enfermagem e de psicologia, acompanhamento de harmonização, grupos terapêuticos e de convivência, além de encaminhamentos para cirurgias.
O novo espaço terá capacidade para realizar mais de quatrocentos atendimentos por mês, mediante agendamento prévio.
O local funciona de segunda a sexta-feira, da uma da tarde às sete da noite. Nas quartas-feiras, a operação ocorre da uma às cinco da tarde, em razão de reunião de equipe.