
A Polícia Civil concluiu a investigação sobre a morte do cão comunitário conhecido como “Alemão”, ou “Branquinho”, ocorrida no dia 12 de junho, em Cidreira, no Litoral Norte. O inquérito foi remetido ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) nesta segunda-feira, com o indiciamento de um homem pelos crimes de maus-tratos a animal. Segundo a investigação, o suspeito é vereador do município.
Conforme o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelo caso, as investigações reuniram provas materiais e testemunhais que apontam a autoria do crime. Ainda no dia dos fatos, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros de propriedade do suspeito, além de obter imagens que registraram a ação.
No decorrer da investigação, a Polícia Civil deflagrou, em 24 de junho, a Operação Alemão. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado, foram apreendidas munições de calibre 9 milímetros, um telefone celular, armas de airsoft e outros objetos considerados relevantes para o inquérito.
De acordo com a Polícia Civil, os laudos periciais, incluindo o exame de maus-tratos elaborado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), as imagens captadas por câmeras de segurança e os depoimentos de testemunhas foram determinantes para o indiciamento.
O inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário, cabendo agora ao MPRS analisar o caso e decidir sobre eventual oferecimento de denúncia.
A Polícia Civil reforçou que denúncias sobre crimes podem ser encaminhadas de forma anônima pelo WhatsApp da Delegacia de Cidreira, no número (51) 98478-6274, com garantia de sigilo.
Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo


