
Cerca de 200 policiais civis e militaras apreenderam mais de 40 quilos de entorpecentes na Operação Verão Sem Drogas, deflagrada nesta quarta-feira em Porto Alegre, Osório, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Balneário Pinhal, Capão da Canoa e Torres. Além do tráfico, a ação também atingiu o comércio ilegal de armas, recolhendo carabinas, revólveres e pistolas. Três suspeitos foram presos.
A ofensiva integrada somou os efetivos do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) Litoral, através dos 8º BPM e 42º BPM. Foram cumpridas 25 ordens judiciais.
De acordo com o delegado titular da 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), Wesley Lopes, a operação teve caráter repressivo, contra facções. “Essa iniciativa teve o objetivo de coibir a criminalidade em locais onde, devido ao veraneio, há maior circulação de pessoas e demanda por entorpecentes”, disse.
A iniciativa é resultado de trabalho conjunto das instituições, desenvolvido a partir da intensificação da criminalidade típica do período de veraneio, caracterizado por expressivo aumento populacional sazonal, maior circulação de pessoas e ampliação da demanda por entorpecentes. O planejamento operacional previu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como de mandados de prisão de foragidos e de procurados da Justiça.
A Operação Verão Sem Drogas reforça o compromisso das forças de segurança pública com a proteção da sociedade, especialmente durante o período de veraneio.
Fonte: Marcel Horowitz / Correio do Povo