Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pizzaria aposta em receitas autorais e releituras criativas

Crédito: Frederico Mombach/Divulgação

Em Cachoeirinha, a 10 minutos de Porto Alegre, a pizza deixou de ser apenas pizza para se transformar em experiência sensorial. Em O Mundo Fantástico das Pizzas, tradição e ousadia se encontram em um rodízio com diferentes sabores, entre criações autorais exclusivas e releituras surpreendentes de clássicos amados pelos brasileiros. O resultado é um menu que convida a sair do lugar-comum e a descobrir novas formas de viver a pizza — com receitas que emocionam tanto pelo sabor quanto pela criatividade.

Entre os destaques autorais, estão a pizza de frango com molho Alfredo, a carne de panela com provolone — que remete às receitas de família — e a carne seca com queijo coalho e cream cheese, um diálogo entre o Sul e o Nordeste. Já as releituras revisitadas pela cozinha dão novos contornos a sabores consagrados. A pizza de alho e óleo, por exemplo, chega com creme de alho artesanal, alho frito crocante e tempero verde. Há ainda versões surpreendentes como a de coração com linguicinha e cheddar, além da sofisticada combinação de salmão, cream cheese e alho-poró.

No universo das pizzas doces, o mesmo espírito criativo se mantém. A casa aposta em receitas autorais como a Delícia de Morango e a inusitada pizza de flocos com algodão doce e açúcar explosivo — uma experiência divertida que resgata a infância. Nas releituras, clássicos são transformados em novas formas de apresentação, como a pizza de quindim, a de cocada e a de frutas vermelhas.

O conceito do restaurante vai além da gastronomia: o espaço foi idealizado como um parque temático de sabores, que mistura pizza, entretenimento e cenários instagramáveis. Com capacidade para 500 pessoas e 1.500 m² de área, o ambiente é lúdico, cheio de cores, personagens e atrações, transformando o jantar em espetáculo.

Além do rodízio de pizzas, a experiência inclui buffet de sushi, hamburguinho, batata frita, refrigerante liberado e drinks autorais preparados no bar da casa. Para as famílias, o espaço também oferece o Parque dos Dinossauros, área infantil de 148 m², segura e divertida para crianças até 12 anos.

Últimas Notícias