
O prefeito de Piratini, Márcio Porto, decretou situação de emergência no município do Sul do Estado em função da chuva excessiva dos últimos dias. Segundo a Defesa Civil local, na última semana choveu 269 milímetros, superando a capacidade de drenagem de estradas e estruturas.
Com isto, 22 pontes ficaram submersas, sete bueiros e pontilhões destruídos, além de todas as estradas vicinais que estão danificadas. Segundo informações da Prefeitura, há comunidades rurais isoladas e aulas chegaram a ser suspensas pela falta de acesso às escolas na zona rural, mas já foram retomadas, assim como o atendimento em saúde que chegou a ser prejudicado, assim como a produção local, em especial o setores florestal e agropecuário.
A Prefeitura mobilizou equipes da Assistência Social e Infraestrutura, além de maquinário, para apoiar a população, além de realizar levantamentos de danos e prestar ajuda humanitária aos afetados. O decreto publicado pelo município é o de nível 2, fundamental para garantir assistência imediata para as comunidades atingidas, agilizar ações de recuperação da estrutura pública e viabilizar os apoios estadual e federal para a reconstrução e retomada da normalidade.
Angélica Silveira/Correio do Povo