Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Pioneira em Porto Alegre, livraria conecta café, vinho e arte

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Universos-Credito-Hansmann-Fotografia-15-scaled.jpg

Uma combinação entre, livros, arte, café e os mais variados rótulos de vinho e champanhe está prestes a ser inaugurada em Porto Alegre. A Universos, localizada na Alameda Eduardo Guimarães, no bairro Três Figueiras, abre suas portas nesta quarta-feira, 3 de setembro. O espaço foi criado por Rosi DÁgostin para inspirar conversas, conhecimento, encontros e descobertas. Instalada em uma casa totalmente reformada, com projeto assinado pela arquiteta Ana Freitas, do escritório ADI Arquitetura, a Universos surge como um espaço inédito com cerca de 500 m².

Mais do que um ponto de venda de livros ou um local para tomar café, vinho, apreciar uma exposição, ela nasce da vontade de criar um refúgio urbano onde o tempo tenha outro ritmo. Para o espaço, foi desenvolvida uma circulação fluida e intuitiva entre seus diferentes usos. A casa é distribuída em três pavimentos: livraria, adega para vinhos, café (com área externa coberta e interna), áreas administrativas, de serviços e estacionamento.

O projeto, segundo Ana Freitas, traz o conceito do universo como ponto de partida, com sua imensidão, movimento e diversidade. “Partimos da premissa de um local onde múltiplas atividades possam coexistir. Para transmitir esse conceito através da arquitetura, projetamos espaços amplos e mobiliário pensado para proporcionar conforto ao visitante, convidando-o a apreciar não apenas os produtos, mas também o espaço como um todo. Mais do que vender livros e vinhos, a proposta foi criar uma experiência completa, em que a arquitetura, estética e funcionalidade inspirem e envolvam o público”, explica a arquiteta.

Um dos destaques da Universos é a adega cuidadosamente desenvolvida pelo curador e estrategista Michael Waller, que reúne rótulos nacionais e internacionais de vinhos e champanhes, escolhidos com o mesmo olhar que guia a curadoria literária e artística da casa. A proposta é convidar o cliente a descobrir novos sabores e rótulos, valorizando vinhos de maior expressão, sem deixar de oferecer opções acessíveis. Em evidência está um portfólio diverso de champanhes, selecionados para oferecer uma experiência sensorial única. Dos exemplares mais frescos e delicados às safras raras e complexas, a seleção convida à apreciação de diferentes terroirs e histórias.

O espaço abrirá as portas para a arte com uma exposição de fotografias de Elisabeth Guarnier, uma psicanalista apaixonada por viagens e fotografia. A exposição reúne 16 fotografias que revelam diferentes ângulos e nuances de Veneza, cidade histórica e milenar da Itália. Através do olhar sensível e apurado de Elisabeth, os visitantes irão mergulhar numa viagem visual e sensorial através dos canais, pontes e fachadas da charmosa cidade italiana

SURGIMENTO

Inspirada por livrarias icônicas ao redor do mundo e pelas experiências vividas em suas viagens pela Europa ainda na juventude, Rosi encontrou o ponto de partida para a Universos em uma lembrança afetiva. “Eu adorava um café que funcionava na garagem de um casal francês perto da escola. Me sentia em casa ali. Aquele acolhimento me marcou profundamente e me fez pensar: e se eu criasse algo assim?”, relembra. Próximo ao local, havia também uma pequena livraria, e a combinação desses dois espaços permaneceu viva em sua memória. Com o passar do tempo se somou a lembrança do aprendizado com a mãe e o irmão, do prazer em apreciar um vinho. Anos depois, a idealização da Universos ganhou forma ao visitar a livraria Gibert em Paris. No seu negócio, Rosi decidiu dar aos livros o papel central, destacando sua importância cada vez maior em um tempo onde precisa coexistir com o digital.

A cafeteria ficará a cargo do Chef João Pedro, da Jean Pierre – pâtisserie et boulangerie. Que, após 40 anos de experiência na área de alimentação no Brasil e exterior, idealizou em Porto Alegre um modelo de padaria europeia com produtos originários de diversos países e inovações próprias. O cardápio da casa será formado por pratos leves, saladas, sopas e lanches práticos, preparados de forma rápida, com foco em sabor e ingredientes frescos.

O funcionamento inicial do local será de segunda a sábado, das 9h30 às 19h30, sendo que o café abrirá mais cedo, às 7h30, com acesso lateral — pensado especialmente para o público que deseja iniciar o dia com tranquilidade e qualidade.

Últimas Notícias