
Um novo dia congelante no Rio Grande do Sul levou a cidade de Pinheiro Machado registrar -9,1ºC na manhã desta quarta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, grande parte dos municípios do Estado tiveram mínimas abaixo de zero.
A temperatura em Pinheiro Machado é a menor observada em 2025 no Estado e uma das baixas observadas nos últimos anos em solo gaúcho, sendo pouco comuns extremos que se aproximam de 10ºC abaixo de zero no estado gaúcho. As mínimas nesta quarta foram extremamente baixas ainda nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Médio com marcas de -6,8ºC em São José dos Ausentes e -6,1ºC em Soledade.
Esta quarta-feira marca ainda o 27º dia de 2025 em que a temperatura cai abaixo de zero no território gaúcho. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 16 em junho e dois até agora no mês de julho. O Rio Grande do Sul enfrentou uma forte massa de ar frio na semana passada e desde o domingo sofre os efeitos de uma segunda massa de ar polar, ainda mais intensa no Cone Sul, com recordes de temperatura baixa de até 60 a 80 anos no Chile e Argentina e neve em 16 das 23 províncias argentinas.
Veja as mínimas
Pinheiro Machado: -9,1ºC
São José dos Ausentes: -6,8ºC
Soledade: -6,1ºC
André da Rocha: -5,4ºC
Monte Alegre dos Campos: -5,2ºC
Fonte: Correio do Povo