Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Paulo Caleffi anuncia retomada ao pleito eleitoral do Grêmio

Nesta sexta-feira (26), Paulo Caleffi anunciou a retomada da sua pré-candidatura à presidência do Grêmio. A confirmação foi feita através de um vídeo publicado nas suas redes socias. Caleffi retorna ao pleito um dia antes da eleição do Conselho Deliberativo, que ocorrerá neste sábado, a partir das 10h da manhã.

Foto: Grêmio F.B.P.A / Lucas Uebel

“A retomada da minha pré-candidatura objetiva fazer o melhor pelo Grêmio. É o momento de olhar para frente e pacificar o clube. Agora, mais do que nunca, vamos juntos pelas três cores”, disse Caleffi, em seu comunicado nas redes socias.

Em 12 de julho, o ex-vice presidente de futebol gremista, havia retirado a sua pré-candidatura após Marcelo Marques, então pré-candidato à presidência gremista, anunciar a compra da gestão da Arena do Grêmio.

Caleffi é pré-candidato à presidência do Grêmio na Chapa 6, denominada Grêmio Forte e Copeiro. Os ex-jogadores e ídolos do Grêmio, Maicon e Danrlei são seus principais apoiadores para o pleito. A decisão vem depois da desistência do empresário Marcelo Marques em concorrer.

Além de Caleffi, Denis Abrahão, Sérgio Canozzi e Gladimir Chielle são os outros pré-candidatos. Porém, Chielle deve anunciar a sua saída do pleito para ser vice-presidente na Chapa de Paulo Caleffi. A atual gestão do Grêmio, deve confirmar Fábio Floriani como pré-candidato.

Confira vídeo do anuncio da retomada da pré-candidatura feito por Paulo Caleffi:

Últimas Notícias