Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Passagem de ciclone causa danos em mais de 20 cidades gaúchas

Ciclone deixa estragos n Rio Grande do Sul | Foto: Mauro Schaefer

A passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixou danos em ao menos 23 cidades, conforme balanço divulgado nesta terça-feira pela Defesa Civil Estadual. Os problemas são variados e incluem questões como falta de energia elétrica, casas destelhadas e alagamentos em vias públicas.

O ciclone extratropical deve se afastar do continente nesta terça-feira, conforme a MetSul Meteorologia. Com isso, as fortes rajadas de vento devem diminuir e o dia terá a presença do sol, com amplos períodos de céu claro em pontos do Estado. Confira o balanço abaixo:

Balneário Pinhal

Reportou casas parcialmente destelhadas, algumas árvores caídas, vários postes tombados e alguns pontos da cidade sem energia elétrica.

Barra do Ribeiro

Regional reportou casas parcialmente destelhadas, vários postes danificados e vários pontos na cidade sem energia elétrica e internet.

Cachoeira do Sul

Município reportou alagamento às margens da rodovia BR 153. Foi realizada a colocação de sinalização na área de alagamento.

Capão da Canoa

Regional informa queda de estrutura de prédio em construção sobre uma casa. O município reportou fechamento de unidades de saúde, danos em telhados de prédios públicos e residências e interrupção de energia elétrica em grande parte do município.

Capivari do Sul

Regional reporta queda de dois postes de energia elétrica na rodovia RSC 101.

Caraá

Regional reportou casas parcialmente destelhadas e árvores caídas. As comunidades de Fraga, Linha Padre Vieira, Alto Vila Nova, Passo Osvaldo Cruz, Pedra Branca, Alto Pedra Branca, Rio dos Sinos, Vilinha e Bocó estão sem energia elétrica.

Cerro Grande do Sul

Regional reportou isolamento de local/queda de poste de energia elétrica.

Cidreira

Regional reportou que Cidreira está parcialmente sem luz.

Erechim

Reportou desabamento parcial de uma residência.

Imbé

Regional reportou casas parcialmente destelhadas, algumas árvores caídas, vários postes tombados e vários pontos e bairros da cidade sem energia elétrica. Parte do telhado da garagem da prefeitura foi destruída e alguns veículos da frota foram danificados. Houve queda de um poste de iluminação pública sobre a Ponte Giuseppe Garibaldi.

Itati

Queda de energia elétrica.

Maquiné

Reportou casas destelhadas já atendidas com lonas.

Mostardas

A Coordenadoria Regional reportou prédios públicos e casas particulares com destelhamento; queda de árvores e de postes de energia; alagamentos; e falta de energia elétrica.

Osório

Regional reportou casas parcialmente destelhadas, árvores caídas, postes tombados e vários pontos na cidade sem energia elétrica. Queda de uma placa publicitária atingiu a rede de energia elétrica. Houve um prédio destelhado.

Palmares do Sul

Regional reportou casas parcialmente destelhadas e outras com telhados danificados, postes e árvores caídos, e vários pontos da cidade sem energia elétrica.

Pelotas

Reportou danos em árvores, alagamentos pontuais, queda da estrutura de um toldo na entrada do Centro de Eventos e de uma placa na fachada de um prédio comercial da área central. Também reportou queda de energia em alguns bairros, além da suspensão dos atendimentos nas UBS do Laranjal e da zona rural.

Piratini

O município reportou queda de árvores na ERS 702 devido aos fortes ventos.

Rio Grande

O município reportou queda de árvores na BR 471, além de danos em fios na rede de alta tensão. A concessionária de energia e os Bombeiros foram acionados.

São Lourenço do Sul

O município reportou alagamento na Avenida São Lourenço, às margens do Arroio São Lourenço.

Tavares

O município reportou queda de postes de energia.

Tramandaí

Regional reportou vários postes tombados e vários pontos na cidade sem energia elétrica.

Turuçu

Falta de energia elétrica.

Xangri-lá

Regional reporta colapso de plataforma de pesca.

Correio do Povo

Últimas Notícias